O que é o teste físico "Yoyo"?


Depois de ter saído a notícia de que Olegário Benquerença tinha chumbado na Prova do YOYO, muitas pessoas que não estão ligadas ao mundo da arbitragem ou do desporto ficaram sem perceber qual tinha sido exactamente o teste em que o árbitro internacional português tinha chumbado.
Em baixo fazemos um breve resumo das características desta prova física.
Yoyo Test é uma importante ferramenta que determina o nível da capacidade individual.  A avaliação de atletas/árbitros dos desportos colectivos que exigem esforços intermitentes mostra-nos que quanto mais alto é o nível da competição melhores serão os resultados e o desempenho neste teste.  É largamente utilizado por preparadores físicos de clubes profissionais e de categorias de base e é ainda uma das provas físicas dos árbitros dos quadros da UEFA. Foi inventado pelo fisiologista dinamarquês Jens Bangsbo.
O Yoyo Teste de Recuperação Intermitente tem um ritmo progressivo aumentado à medida de sinais sonoros. O protocolo é descrito e gravado num CD de teste ou arquivo mp3. Duas marcas são colocadas a uma distância de 20m entre elas e uma área de descanso medindo 5m é colocada no lado inicial. O atleta/árbitro deve deslocar-se de uma marca à outra numa velocidade que é determinada pelo ritmo do áudio. A velocidade é regularmente aumentada a cada estágio. O indivíduo deverá alcançar a marca antes do sinal sonoro. O teste deverá ocorrer até o atleta sentir-se incapacitado (fadiga) ou se o mesmo não alcançar duas marcas seguidas. O objectivo do teste é de que o avaliado realize o maior número possível de deslocamentos dentro do estímulo sonoro.

O resultado é determinado pela distância percorrida pelo atleta durante o teste e, posteriormente, transformado num cálculo de Consumo de Oxigénio (VO2).

Existem duas versões deste teste. O nível 1 é para iniciantes e inicia a uma velocidade de 8 KM/h. Já o nível 2 é para indivíduos treinados, a velocidade inicial deste nível é de 11,5 Km/h.
As fórmulas utilizadas para estimar o VO2 máx (ml/min/kg) a partir do Yo-yo IR1 e IR2 são as seguintes:
Yo-Yo teste IR1: VO2max (ml / min / kg) = distância IR1 (m) x 0,0084 + 36,4
Yo-Yo IR2 teste: VO2max (ml / min / kg) = IR2 distância (m) x 0,0136 + 45,3

Veja aqui um vídeo de uma prova realizada na Liga Italiana.

Fonte: NAF Guarda (Bruno Osório - Prep. Físico)

Comentários